o dia depois do amanhã

O aumento de temperatura da terra pode provocar uma era glaciar?
A Corrente do Golfo do México, é uma corrente marítima quente do Oceano Atlântico, que chega até ao mar da Noruega e torna os países do oeste europeu mais quentes do que seriam se não existisse.

Esta corrente é gerada sobretudo pela força dos ventos, mas no Atântico Norte depende de outra corrente, de águas profundas, que segue na direcção oposta sobre o leito do oceano, criando uma espécie de “passadeira rolante” movida pelo afundamento de águas frias e salinas no nordeste Atlântico, fenómeno batizado como circulação termohalina.

O motor da circulação termohalina é a diferença de densidade devida à salinidade e à temperatura das águas. Esta corrente, ao chegar ao Mar da Noruega, encontra águas frias e menos salgadas vindas do Pólo Norte; este arrefecimento torna a água mais densa e afunda-se em direcção às profundezas do oceano. Dirige-se para Sul, ao longo da costa da América do Norte. Ao aquecer, as águas frias, menos salgadas, tornam-se menos densas, sobem à superfície e completam o circuito.

O efeito de estufa faz com que os gelos derretam, mas também faz aumentar a pluviosidade do Atlântico Norte. Esses dois fenómenos reunidos aumentam a água doce nessa região. Se esse fenómeno for muito grande, então o motor da corrente do Golfo poderia, teoricamente, ser “desligado”.

A presença de água doce tem um papel importante sobre a densidade da água do mar e, assim, sobre a sua capacidade de afundar quando arrefece. Se a água é demasiadamente doce, ela deixa de ser suficientemente densa para se afundar, mesmo arrefecendo. Se a água não se afundar nas altas latitudes, a Corrente do Golfo será induzida, apenas, pelo vento, contraindo-se sobre si mesma.

Essa mudança climática seria bastante rápida: em menos de 10 anos, a temperatura da Europa ocidental baixaria cerca 5°C. Como as temperaturas médias baixam 1ºC cada 500 km de latitude, o clima de Oslo seria sentido em Madrid. A baixa de temperatura seria mais marcante no inverno, pois a corrente marinha de jacto traria directamente sobre a Europa o clima do Canadá. Essa mudança climática significaria a chegada de uma glaciação na Europa ocidental, com uma extensão dos gelos Polares. Não seria uma glaciação global, no resto do planeta o efeito estufa continuaria a aumentar as temperaturas, derreter massas de gelo e aumentar o nível dos oceanos. Por isso o nível dos oceanos continuaria a subir, apesar desse frio localizado. Durante uma glaciação verdadeira, o nível do mar seria 100 metros mais baixo

Share/Bookmark

1 comentário:

Anónimo disse...

Vim aqui a agradecer o comentario no artEciencias, antes que amanhã seja tarde demais.
Estou a mudar de morada fisica, por enquanto dentro da terra, rsssss!... Até depois