os últimos 5 livros lidos

Fui nomeado, pela SU, em Teia de Ariana, para responder a um desafio com o título “Os Últimos 5 Livros Lidos” O desafio foi aceite, mas também por falta de tempo um pouco adiado (desculpa SU) devido ao esforço final de limpar a secretária antes de férias.

O que é um livro? de certeza MUNDOS SEPARADOS QUE PARTILHAMOS, de Paulo Kellerman, uma definição apropriada para os livros.

Durante o ano leio normalmente livros sobre as estórias da História de Portugal, na tentativa de perceber o que nos fez ser assim...

O ÚLTIMO CABALISTA DE LISBOA de Richard Zimler. É um romance “policial” cuja acção decorre em 1506 entre os judeus forçados a converter-se ao cristianismo. Nesse ano, durante as celebrações da Páscoa, cerca de 2000 cristãos-novos foram assassinados e queimados no Rossio. As principais personagens pertencem a uma familia de cristãos-novos residente em Alfama. Este livro, sendo uma ficção, tem como pano de fundo eventos verídicos e descreve ruas e lugares que ainda hoje lá estão. Podem crer, que depois de ler este livro, o Rossio nunca mais me pareceu o mesmo. Impressionante como o tempo apaga a História...

O IMPÉRIO À DERIVA de Patrick Wilcken. A corte portuguesa no Rio de Janeiro de 1808 a 1821. A transferência da corte e do governo português para o Brasil, que durou treze anos. A história de uma colónia que governou um país europeu, situação inédita, se calhar até aos dias de hoje. O papel do “aliado” Inglaterra e os dividendos que retirou no apoio à corte Portuguesa...

BARINGS, A HISTÓRIA DO BANCO BRITÂNICO QUE SALVOU PORTUGAL, de Fernando Sobral e Paula Cordeiro. Relato da situação catastrófica das finanças portuguesas que atormentou Portugal durante 200 anos. Após o terramoto de 1755 a situação financeira de Portugal nunca mais se endireitou, a não ser num período que vão descobrir, mas que mais uma vez a História quer esquecer (para mim, o bem que se fez nunca desculpará o mal que se faz) ou que os Governos recentes querem ignorar como exemplo de rigor...

Quando se aproximam as férias, tento desanuviar um pouco e leio livros sobre viagens...

PLANISFÉRIO PESSOAL de Gonçalo Cadilhe. Uma volta ao mundo por terra e mar. O resultado final não é um simples relato de experiências de viagem. Para lá de todas as peripécias do itenerário ou do contacto com sociedades exóticas, são abordadas questões tão diversificadas como a cooperação internacional, a indiferença cívica e activista dos portugueses ou as responsabilidades históricas do capitalismo em relação à América Latina.

E por falar em responsabilidade, sigo o exemplo da SU e passo esta "responsabilidade" de nomear mais 5 livros recentemente lidos a:

moonlover
impulsos
darkangel
nelinha
plum
Para quem me visita, se por acaso leu os livros que indiquei, gostava de saber a sua opinião, pode também deixar sugestões.

Share/Bookmark

8 comentários:

moonlover disse...

Ah! pois é Filipe!
vais de férias e deixas-me a trabalhar:))))

Obrigada pelo desafio;)

vou tentar responder o mais breve possivel o que não será nos próximos dias porque estou mesmo com muito trabalho :P

um beijo
e óptimas férias
moon

Filipe disse...

Moonlover:
Ainda falta um pouco mais de uma semana.
Antes de ir ainda deixo um post para quem passar por aqui.
Desculpa a maldade!
Bjs

Anónimo disse...

Trabalho de casa cumprido! Sim senhor! ; ) Nota 20!
Fiquei deveras interessada pelo O Último Cabalista de Lisboa. Sempre me fascinou a temática da Inquisição. Desde o liceu e até na faculdade. Um dos meus trabalhos finaus foi passar 15 dias na Torre do Tombo, a almoçar Mars, para devorar um processo de inquisição sobre uma Maria Vieira Pacheca, acusada de bruxaria, no século XVIII. Li o processo e depois fiz o trabalho. Está em stand by para ser transformado em romance histórico...ao meu nível apenas! ; )
Tenho imensos livros sobre esta temática que me poderão ajudar mais tarde se quiser aprofundar...mas uma autêntica Bíblia deste assunto é As Metamorfoses de um Polvo, do Gabinete Inquisitorial, por José Eduardo Franco e Paulo de Assunção. Ainda tenho mais uns quantos sobre esta temática que devem estar em caixotes (próprio de quem sofre de mudanças de casa!). mas quando os retirar das sombras...deixo-te os nomes! ;)
Já leste Mariana? São umas espécies de crónicas de uma freira portuguesa. Excelente. E já leste Fernando Campos? A Casa do Pó (lindo!), ou A Sala de Perguntas...
Viriato - O Colar dos Deuses, de Fernando Barrejon, da Ésquilo (numa perspectiva mais de história da Península Ibérica)...

Bem é melhor ficar por aqui senão nunca mais me calo!! ;)

E sobre o que é um livro fiquei curiosa com o Mundos Separados que Partilhamos...mas em troca falo-te do A Sombra do Vento, de Carlos Ruiz Zafon ( que já deves conhecer!)...

Adorei o teu post.

xxx

A memória pode carregar em si mesma algo mais profundo do que poderemos seuqre tentar entender...provavelmente será melhor assim...

Entende-se tudo...e tudo a seu tempo.

Um beijo em fio aqui da Teia.

Plum disse...

Olá Filipe!!!
Os últimos cinco livros que li!Então aqui vai:
Neste momento estou a ler "A Fórmula de Deus", do José Rodrigues dos Santos;
"Cem Anos de Solidão", do Gabriel García Márquez;
"O Poder dos Sonhos", do Luis Sepúlveda;
"6 de Abril '96", da Sveva Casati Modignani;
"Lendo no Escuro", de Seamus Deane!

Para mim ler é um dos grandes prazeres da vida!!!
Abraços!***

R. disse...

Voltaste..cool ;)

Anónimo disse...

oix!!!
é verdade que anei meio desaparecida, mas sabes como é, exames e mais exames deixam-nos um pouco sem tempo pa passar plo blog!!!

em relação aos livros que referist, não li nenhum deles :( nunca gostei muito de história!!!

e em relação aos ultimos 5livros que li: "o terceiro pecado mortal", "para além da meia noite", "poemas de ninguém", "O poder dos sonhos", "o olho do mundo", agora os autores é que tá mau, pk não m lembro!!!é que tou sem net em casa e não posso ir á prateleira e ver o nome, pk estou longe :P


dark **

Isabel Victor disse...

"PLANISFÉRIO PESSOAL de Gonçalo Cadilhe."

Fiquei com vontade de ler este ...

BlogAbraço :))

moonlover disse...

Filipe, missão cumprida;)
demorei um pouco! desculpa, mas já está:)
um beijo,
moon